quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tardes Literárias movimentarão Cabo Frio de 12 a 15 de outubro

Tardes Literárias movimentarão Cabo Frio de 12 a 15 de outubro

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Ferreira Gullar é o destaque nesta quarta-feira, 12

Ferreira Gullar é o destaque nesta quarta-feira, 12

Terá início nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, o evento “Tardes Literárias”, mais uma atividade da programação da Festa Portuguesa em Cabo Frio, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, com organização da Tropic Produções e Eventos.

Na abertura dos encontros com escritores, às 18h, Cabo Frio terá a satisfação de receber o renomado poeta Ferreira Gullar que vem conversar sobre a sua poesia, em uma mesa mediada pelo Professor e Doutorando em Língua Portuguesa, Fábio Coelho.

Em 2002, Gullar foi indicado por nove professores dos Estados Unidos, do Brasil e de Portugal para o Prêmio Nobel de Literatura. Em 2007, seu livro “Resmungos” ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro de ficção do ano. O livro, editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, reúne crônicas publicadas no jornal "Folha de São Paulo" no ano de 2005. Foi considerado, pela Revista Época, um dos cem brasileiros mais influentes do ano de 2009. Em 2010 foi agraciado com o Prêmio Camões.

Em 15 de outubro de 2010, foi contemplado com o título de Doutor Honoris Causa, na Faculdade de Letras da UFRJ. No segundo dia do encontro com escritores, também às 18h, os participantes terão a oportunidade de ouvir o jornalista Luiz Costa Pereira Júnior, editor da Revista Língua Portuguesa e, também, o professor Pasquale Cipro Neto que abordarão o tema “Uma Prosa sobre a Língua Portuguesa”.

Em 2005, Luiz Costa recebeu um grande desafio: deveria criar a primeira revista especializada em língua portuguesa. Depois de muitos estudos e pesquisas, foi lançada em agosto do mesmo ano a edição número 1 da revista “Língua Portuguesa”, que aborda de várias maneiras as curiosidades, complexidades e variedades inerentes ao idioma. “Tudo que é expressão da Língua Portuguesa está dentro.” O veículo ganhou o prêmio de melhor revista do ano e de melhor jornalismo para um público focado.

Pasquale notabilizou-se por popularizar a interpretação de textos e, em especial, as dúvidas de gramática, levando-as à televisão através de exemplos de textos jornalísticos, poemas e músicas, entre outros, para embasar suas explanações.

O professor tenta valer-se tanto de uma abordagem normativa como descritiva, além de procurar levar em consideração as diferenças regionais e, também, as diferenças da norma coloquial para a norma culta do português falado e escrito.

Encerrando as “Tardes Literárias”, no dia 14, no Charitas, às 17h30, teremos a oportunidade de conhecer e ouvir a escritora Ângela Dutra de Menezes, uma conceituada escritora brasileira, autora de “O Português Que Nos Pariu” obra que aborda uma nova maneira de encarar a História.

Ângela apresentará o tema “O Português que nos pariu: reflexões sobre colonização e cultura”, com mesa mediada pelo Professor e Doutor em Literatura Comparada, Cláudio Capuano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentário: